quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lei de Identidade de Género já!

O destino da vida de muitos cidadãos portugueses é decidido nos próximos dias. Trata-se de legislar em prol do livre arbítrio a que todos devemos ter direito relativamente à nossa condição enquanto pessoas e de assim remover um quisto 'medieval' da nossa democracia. Depois virá outro combate: contra o preconceito e a favor da dignidade e da realização plena dos cidadãos transexuais. Pensar nisto como uma questão menor é errado. Nunca como agora foi tão urgente lutar pelos nossos direitos civis.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Plano de cinema alternativo

O retrato delicado do enamoramento de dois rapazes, filmado num ritmo lento, supreendentemente ajustado à forma como estas coisas realmente acontecem: com recuos, hesitações, passos impulsivos e novos recuos. Com poucos personagens e quase inteiramente suportado por actores espontâneos e generosos na sua entrega, com uma narrativa económica e diálogos parcos, não tardou que a plateia (essa entidade hoje tão treinada para ver o cinema como um bom pretexto para deglutir pipocas e que se aborrece se estas acabam primeiro que a projecção) começasse a manifestar o seu desconforto e ansiedade. Mas quem já conheceu uma destas amizades e sentiu na pele este desconcerto que é o da descoberta de que não somos bem quem pensamos ser, verá bem empregue o tempo a ver este filme maravilhoso que encerrou o festival de cinema Queer Lisboa.

domingo, 26 de setembro de 2010

Weekend Lx

Fim de semana na capital, para reencontrar amigos, assistir à sessão de encerramento do Queer Lisboa e participar na meia maratona, com partida na Vasco da Gama. Tudo em cheio, com estafa suficiente para dar vontade de regressar a casa e... aterrar.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Em modo corrida...

Na recta final estão os preparativos para a próxima grande corrida, mais uma meia maratona. O novo percurso, entre Massarelos e Matosinhos, sempre pela beira-rio e depois junto ao mar, revela-se cada vez mais familiar com a sua panorâmica cinematográfica (uma selecção auspiciosa no mp3 ajuda...). Acabo por me esquecer novamente de que se deve seguir um plano de treinos adequado e apercebo-me tarde de mais que cometi alguns erros estratégicos nas últimas semanas. Para corrigir, pelo menos na alimentação vou tentar seguir os conselhos dos especialistas: muitos carboidratos e líquidos (não alcoólicos, hélas) nos últimos três dias antes da prova. A ver se ainda me lembro como fazer massas e pizzas. Entretanto, novos sneakers procuram-se...

"Somos o Esquecimento que Seremos", de Héctor Abad Faciolince

A propósito deste livro, um registo autobiográfico que inaugurou o novo ciclo de leituras da comunidade de leitores aqui ao lado na BMAG, pensei muito no papel que a família desempenha, para o bem e para o mal, enquanto suporte emocional e formativo. É algo inescapável e aprendemos a aceitá-lo com maior ou menor resignação ou resiliência. Mas também me fez pensar no papel da memória e do registo dessa memória enquanto resgate da história, não só a ciência canónica e de dimensão macro, mas também a do indivíduo e do seu património pessoal, que reflecte como uma grande bola de espelhos a história dos grandes colectivos e da sua mudança. E depois há a imagem inusitada de uma relação entre pai e filho e o retrato desse homem que quis dar o seu contributo para um mundo mais saudável e uma Colômbia mais livre, que me dá vontade de oferecer este livro a todos os pais, filhos e idealistas (ainda que da corrente céptica, como eu).

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll

Há livros que se lêem como se alguma voz cá dentro nos ditasse ainda um sumário para uma lição que ficou perdida, na escola universal do intelecto. E este é um deles, um dos que Calvino nomearia como um clássico, um canône literário anglo-saxónico, que reconheço ter lido sem prazer e até alguma perplexidade, por não vislumbrar nele a matéria de que são feitas as narrativas que nos agarram às palavras e aos objectos-livros. Diria que, num combate onírico-literário-juvenil, a Alice perderia em qualquer altura com um, digamos João Sem Medo, desse texto tão mais deslumbrante e desconhecido que o José Gomes Ferreira nos deixou (engraçado, é mesmo daqui que vem a frase familiar: "É proibida a entrada a quem não andar espantado de existir". Ele há coisas...).

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Muxima - "Amanhã"


Foi no sábado, na Casa da Música, que reencontrei as canções dos Duo Ouro Negro. Valem a pena ser ouvidas e re-interpretadas (com um gingar de anca e um quase aperto de nostalgia no estômago). Obrigado, Muxima(s).

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Troubling Education, de Kevin Kumashiro

"Think outside the box", repetem os detectives para si mesmos quando pretendem desvendar um misterioso crime. Como quem diz: pensa noutra língua, fecha os olhos para ver melhor. É essa a premissa deste ensaio que reflecte de forma desafiante sobre o papel da educação na construção de modelos sociais inclusivos, preservando a especificade das diferenças. É certo que remete para realidades que nos podem parecer um pouco alienígenas a um primeiro olhar (as dos turbulentos contextos culturais norte-americanos), mas tudo o que ali se fala e testemunha faz sentido em qualquer lugar do mundo e representa, na essência, a defesa de um olhar crítico, de vigilância permanente, em que o activismo encontra na educação uma alavanca essencial e imprescindível para a mudança social e política, que por sua vez se reflecte num novo activismo e numa nova educação, numa lógica dialógica permanente. Mais sobre o autor aqui.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Lições de vida

Se procuras um lugar sossegado num café (para ler ou simplesmente contemplar o ar) afasta-te das pessoas sós. É certo e sabido que mais cedo do que tarde vão pegar num telemóvel e desatar a tagarelar incessantemente. Se realmente queres paz, procura casais. Esses terão aprendido com a relação, ainda que inadvertidamente, a saber respeitar o valor do silêncio.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dias em Caminha


Não ter de viver por objectivos durante uns dias, entregue à luz do Minho e Galiza.