domingo, 15 de junho de 2008

Pedagogia freiriana


Lido: Pedagogia do Oprimido, o célebre texto de Paulo Freire que inspirou gerações de 'educólogos' e não só. O livro é uma espécie apologia apaixonada da educação como motor de libertação de todos os homens explorados. A especificidade da teoria dialógica, que seguramente terá servido de fundamento para a filosofia de base do reconhecimento e validação de competências (não da sua aplicação, infelizmente), reside no advogar da implicação necessária dos 'sem voz' na construção do seu próprio projecto educativo. A mudança e o caminho para o fim da relação opressor-oprimido só poderá acontecer através desse envolvimento das 'massas', processo que pressupõe a tomada de consciência ("conscientização") da situação de opressão. Interessante também é perceber que, apesar das várias chamadas de atenção contra o perigo da sloganização de muitas esquerdas (que reproduzem dessa forma a 'invasão' e a imposição de valores da relação de opressão), o próprio Freire evoca como modelos positivos de liderança revolucionária figuras que se revelaram historicamente inimigas exemplares das mesmas 'massas' que tão fervorosamente pareciam querer defender (como Fidel Castro ou Mao Tse Tung). Apesar desse 'pecado' intelectual, esta é uma leitura que nos consegue insuflar paixão pela educação como utopia da igualdade.