sexta-feira, 16 de maio de 2008

Educação Queer?


Pensar Queer: sexualidade, cultura e educação, podia ter sido o título de uma tese de mestrado que um dia decidi deixar de lado (com toda a pomposidade implicada e evitada). Em vez disso, trata-se aqui da compilação de alguns textos em torno das temáticas identificadas no título, numa tradução para português de ensaios norte-americanos. É aí, essencialmente, que peca o livro, pelo apelo constante a uma realidade que nos é de certa forma alheia. Podemos reflectir e pensar como estes instrumentos - a queeridade, a diversidade afectiva, a sexualidade disruptiva - nos podem ajudar a pensar o nosso contexto escolar (e outros contextos educativos), mas de facto estamos muito longe do contributo que uma Judith Butler (que estará entre nós em Outubro, a pretexto das conferências de Serralves) poderia trazer com um simples capítulo das suas complexas e holísticas teses sobre as relações entre a política e a identidade sexual. Ainda assim, trata-se de uma abordagem difícil (ou impossível) de encontrar no nosso contexto editorial, e prova mais uma vez que o enfoque queer é capaz de pensar num contexto específico (neste caso, o ensino formal), explicando-o a partir da sua envolvente cultural, social ou económica. Só isso, nao obstante todas as críticas que possam ser feitas, já serviria para refrescar a discussão sobre a direcção das políticas educativas.