quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mundo BD


A vontade de perceber um pouco mais do universo banda-desenhada leva-me à procura de lojas da especialidade. No Porto temos a (que eu julgava morta) loja "Mundo Fantasma". Entro discretamente e vasculho mas as primeiras impressões desiludem-me: só encontro Manga e super-heróis. De narrativas gráficas, ao estilo de um Matotti ou um Gipi, nada excepto um pequeno recanto. De autores tugas menos ainda, e fico a perceber porquê pela opinião do lojista (um tagarela-'cola', que me explica que o estilo BD-fado não faz parte das preferências da casa). Escolho pela pinta "Alguns dias com um mentiroso", uma história de Etienne Davodeau e tento descolar-me do vendedor (que se preparava para tirar a tarde para me revelar a sua opinião sobre a aquisição).
A oficina de BD com o Paulo vai já na recta final. Ainda não passamos da planificação da história para a execução, é um processo mais complexo do que poderia pensar à partida. Talvez precise de uma segunda edição para concretizar as pranchas...