domingo, 31 de outubro de 2010

"Tudo tem importância!", de Ron Currie Jr

Quando era petiz, imaginei que os adultos eram uma espécie diferente da minha; feitos de comandos e regras, a remar contra tudo o que me parecia ser a ideia de felicidade, lembro-me de me assustar com a hipótese de estar rodeado de seres robotizados, cujas entranhas revelariam não veias, carne e órgãos mas fios, circuitos e substâncias cibernéticas. E se continuasse a acreditar nessa ideia e ela se revelasse verdade quando estivesse a um passo de me tornar eu próprio um adulto? Talvez pudesse escrever um romance acerca disso! Como nesta outra sugestão do valter, o último livro a ser discutido na comunidade de leitores. Uma leitura aditiva desde as primeiras páginas, que nos introduzem numa história digna de ficção científica, mas que percebemos ser um pretexto para tratar as grandes questões que sempre assombraram a literatura: o amor, a condição humana, o livre arbítrio e (sim, também esse, como sempre) o(s) sentido(s) da vida. Um auspicioso início de carreira para qualquer escritor e um belo punhado de horas bem passadas para qualquer leitor.