domingo, 31 de outubro de 2010

"Tudo tem importância!", de Ron Currie Jr

Quando era petiz, imaginei que os adultos eram uma espécie diferente da minha; feitos de comandos e regras, a remar contra tudo o que me parecia ser a ideia de felicidade, lembro-me de me assustar com a hipótese de estar rodeado de seres robotizados, cujas entranhas revelariam não veias, carne e órgãos mas fios, circuitos e substâncias cibernéticas. E se continuasse a acreditar nessa ideia e ela se revelasse verdade quando estivesse a um passo de me tornar eu próprio um adulto? Talvez pudesse escrever um romance acerca disso! Como nesta outra sugestão do valter, o último livro a ser discutido na comunidade de leitores. Uma leitura aditiva desde as primeiras páginas, que nos introduzem numa história digna de ficção científica, mas que percebemos ser um pretexto para tratar as grandes questões que sempre assombraram a literatura: o amor, a condição humana, o livre arbítrio e (sim, também esse, como sempre) o(s) sentido(s) da vida. Um auspicioso início de carreira para qualquer escritor e um belo punhado de horas bem passadas para qualquer leitor.

Instantâneos

Fotos de Mimi (8 anos)

Babysiting felino

Fim de semana com o Ramiro Gaivota.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Educadores pela inclusão

Já aconteceu o primeiro momento de formação de educadores sobre orientação sexual e identidade de género. Foi no Porto, e como primeira experiência correu lindamente: trocaram-se ideias, partilharam-se conteúdos, foi fornecido material pedagógico e experimentaram-se algumas dinâmicas que podem ser aplicadas em contextos educativos. Há muito que isto era preciso, e é uma boa oportunidade para professores, psicólogos, animadores e outros profissionais que trabalham com jovens.
Relembrando, o Projecto Inclusão da rede ex aequo prevê mais encontros e as formações são livres.
Informações e inscrições: inclusao@rea.pt

Smile or Die


Uma interessante reflexão animada sobre uma realidade que se aproxima cada vez mais da nossa... Não se riam! Fiquem fulos!

domingo, 24 de outubro de 2010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Oficina 'Um livro sem letras': projecto (adiado) #2

Habituados como estamos ao verbo, depois da tão árdua tarefa que é dominar minimamente o mistério da linguagem escrita, criar uma história sem letras revelou-se uma empreitada mais complicada do que parecia à partida. Apetecia, mas quem se atreve nestes tempos de austeridade económica, cultural e mental a pedir um ano de licença sem vencimento para se dedicar à arte do desenho?

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Outubro Trans

Outubro Trans 2010 (português) from Stop Trans Pathologization on Vimeo.

His name is Bond. Justin Bond

Integrado no TRAMA (Festival de Artes Performativas), o concerto/performance de Justin Bond, em boa hora regressado ao Porto, permitiu assistir a duas horas (mais uma do que o previsto inicialmente), de pura e espontânea performance vocal, teatral e política, abarcando temas como o amor, a falta dele, o suicídio dos adolescentes gays, o casamento e a economia ao estilo de um verdadeiro contador de histórias.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"A ofensa", de Ricardo Menéndez Salmón


Uma peça literária feita de uma poesia milemétrica, onde tudo resulta e nada está a mais, ao contrário de muita literatura volumosa que enche as nossas montras. Uma pequena mas desconcertante narrativa sobre um personagem engolido pela vertigem da História, que é um tratado sobre os estados da alma em situações limite. Nota máxima para mais um livro da comunidade.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Broken Social Scene

A banda com mais tusa do momento vem do Canadá. Vemo-nos por lá, dia 8, na Sala 2.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Vocação de ave rara

Por ouvir Satie no trabalho; por andar de bicicleta nuns dias e de Vespa amolgada noutros; por correr e gostar de correr; por ser canhoto; por não ver televisão; por ver filmes europeus; por comentar os rabos errados; por estar sempre a leste; por não conhecer os sítios in; por gostar dos sítios out; por querer estar sempre a leste; pelo Natal que me dá a volta à tripa; por ler; por nunca me rir do que devia e as anedotas me deprimirem; por ficar feliz com o que só lembra ao diabo; por saber o que ninguém mais sabe e por nunca saber o que todos sabem...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Au bout de souffle

Num dia solarengo, mais uma corrida bem disposta nas margens do Douro. À terceira meia-maratona reforço a confiança e, apesar da constipação mal curada e da redução no treino por causa da chuva, consigo encurtar o meu tempo em dois minutos. Genial, como diriam nuestros hermanos. Para a organização, notas negativas: falhas nos abastecimentos: insuficientes, mal colocados e guarnecidos apenas com água; e um atraso de meia hora no início da prova. 21km e 97m feitos em 1h45'50'' (sem o desconto da partida), passaram agora a ser a próxima meta a derrubar. E isto (para responder a quem me pergunta o que é que eu vejo nisto das corridas), no rame-rame de quem acorda com o despertador para compromissos gastos todos os dias, é como a luz do farol para um navio perdido em noite de borrasca.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Non ma fille tu n'ira pas danser

Há actores e actrizes que admiramos porque são profissionais, matéria moldável e generosa para o que os escritores e realizadores queiram fazer deles. Por isso, valem em cada filme o que vale o trabalho destes e o que a história e as personagens nos dão. Depois há os que possuem a tal da persona, e que pelo seu carisma nos enfeitiçam, levando-nos a lugares desconhecidos recheados de emoções. Chiara Mastroianni, que tem na sua composição genética os ingredientes ideais, pode agora, no meu coração, colocar-se nesse clube tão restrito e especial. Fá-lo num filme mal amado por críticos e público (éramos somente quatro de nós ontem, naquela pequena mas cada vez mais preciosa sala do Teatro do Campo Alegre), mas isso quanto a mim ainda faz refulgir mais o brilho deste novo filme de Christophe Honoré, que aprendi agora a amar. A actriz em versão musa musical

Leituras em dia


Lidas outras duas obras da comunidade de leitores: "Quando tudo se desmorona", de Achebe Chinua - uma grande referência da literatura africana que ficou muito aquém das expectativas, mesmo descontando a 'margem de erro' de leitura potencialmente associada a diferentes referentes culturais (não consigo ver as personagens femininas tratadas daquela forma, sem que a história lhes devolva alguma dignidade); e o badalado "O Tigre Branco", de Aravind Adiga, um retrato um pouco mais entusiasmante e desmistificante da verdadeira história por trás do 'milagre' democrático e económico indiano. A ver o que nos reserva o resto da lista...

Vargas Llosa

Só por ter escrito "A tia Julia e o escrevedor" fazia sentido. Não precisava, mas mereceu receber o dito.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

'Um livro sem letras': projecto (adiado)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Formação para a inclusão

A divulgar!

A rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes, através do seu Projecto Inclusão, realizará um conjunto de formações (gratuitas!) sobre orientação sexual e identidade de género aberta a todos os profissionais educativos que estejam interessados. Estão previstas 6 formações, que decorrerão ao longo de um dia, em 6 distritos diferentes do país, entre Outubro e Dezembro de 2010.

Datas das formações confirmadas:

- Santarém, 9 de Outubro, IPJ de Santarém
- Guarda, 22 de Outubro, IPJ da Guarda
- Porto, 23 de Outubro, IPJ de Porto
- Faro, 6 de Novembro, IPJ de Faro
- Funchal, 27 de Novembro, em Escola Secundária a determinar
- Setúbal, 11 de Dezembro, IPJ de Setúbal

O prazo de inscrição em cada formação termina uma semana antes da realização da mesma, ou até atingir o número máximo de presenças. As inscrições devem ser enviadas para: inclusao@rea.pt.

Para quem não estiver a par

Nova lei de identidade de género

Foram aprovadas, no dia 1 de Outubro de 2010 em Assembleia de República, as duas propostas de alteração da lei que regula o procedimento de mudança de sexo e nome próprio no registo civil que, até agora, apenas era possível através de uma acção judicial em tribunal que se arrastava durante anos.

Com 111 votos a favor, 2 abstenções e 90 votos contra a proposta do Governo, e 108 votos a favor, 76 abstenções e 19 votos contra a proposta do Bloco de Esquerda, ambas as propostas seguirão agora para a comissão da especialidade para se tornarem numa proposta única.

Podes ler em detalhe a Proposta de Lei 37/XI, da autoria do Governo, intitulada "Cria o procedimento de mudança de sexo e de nome próprio no registo civil e procede à 18.ª alteração ao Código do Registo Civil", assim como a sua Actividade Parlamentar e Processo Legislativo.

E ler em detalhe o Projecto de Lei 319/XI, da autoria do Bloco de Esquerda, intitulado "Altera o Código do Registo Civil, permitindo a pessoas transexuais a mudança do registo do sexo no assento de nascimento", assim como a sua Actividade Parlamentar e Processo Legislativo.

Em breve, mediante a apresentação numa conservatória do registo civil de um relatório elaborado por uma equipa clínica multidisciplinar de sexologia clínica que comprove o respectivo diagnóstico, será efectuada a mudança de sexo e nome próprio no prazo de 8 dias.

Via Fórum rede ex aequo

domingo, 3 de outubro de 2010

Weekend with the girls


Alguns resultados do workshop intensivo que decorreu durante um fim de semana inteirinho cá em casa entre tios e sobrinhas! Love you, girls!